quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vincent no mundo fashion


byMK - Comunidade de Moda: Starry Night


Sempre que tenho oportunidade uso a arte para ilustrar meus looks lá no ByMK. Este é um deles: A tela STARRY NIGHT, de Vincent Van Gogh ilustrando a camiseta do look.

domingo, 1 de agosto de 2010

CARAVAGGIO, de anti-Cristo a herói supremo da cultura

Boy with a Basket of Fruit
c. 1593
Oil on canvas, 70 x 67 cm
Galleria Borghese, Rome


(do Caderno2 do ESTADO DE SÃO PAULO - 26/04/29010)


Para comemorar os 400 anos da morte de CARAVAGGIO , a Scuderie del Quirinale de Roma promoveu uma mostra do pintor perseguido pela Igreja e pela Justiça e hoje reverenciado por sua arte revolucionária.
Até o Vaticano emprestou o seu maior retábulo da época da Contrarreforma - O Sepultamento - para a mostra que se realizou de abril a junho de 2010. O artista foi um gênio incompreendido e denunciado pelos seus quase contemporâneos como um anti-Cristo, vindo para destruir a pintura. Ele ficou famoso primeiro em Roma com os quadros mais sensuais de jovens jamais pintados. Vários foram encomendados por um cardeal que, talvez como o artista, fosse pederasta, enquanto outros foram adquiridos por outro cardeal (sobrinho do papa) que provavelmente era homessexual.
Se há quatro séculos era fugitivo da justiça e criminoso em série, Caravaggio hoje é reverenciado como supremo herói da cultura. A exemplo de Van Gogh, Pollock e Bacon, a fama de Caravaggio é alimentada por aparente simetria entre sua vida tempestuosa e sua arte crua revolucionária. Ele costuma ser definido como o primeiro artista moderno. E 50 anos atrás um historiador da arte disse que qualquer um seria perdoado por achar que a contribuição de Caravaggio à civilização estava em algum ponto entre Aristóteles e Lenin; agora poderíamos acrescentar Nietzsche e Marquês de Sade.

Maneirismo

Michelangelo Merisi da Caravaggio ( 1571-1610) nasceu em próspera família da cidade de Caravaggio perto de Milão. Seu pai, Fermo, trabalhava como construtor e arquiteto. O jovem fez seu aprendizado com um antigo pupilo de Ticiano, em Milão e partiu para Roma em 1592. Neste período dominava o estilo conhecido hoje como maneirismo: uma composição movimentada , difusa, com figuras idealizadas em complexas poses, cores quentes e perspectivas profundas. Mas no fim do século, a arte romana foi ficando em parte mais naturalista, com destaque na claridade, no rigor, no drama e emoção humanos.
Caravaggio criou e explorou esse gosto pelo naturalismo. Sua inovação gerou um gênero iluminado e brilhante de cores frescas, com uma ou mais figuras a meio corpo em escala imponente. Usava como modelos amigos, amantes, pessoas do povo, ciganos, prostitutas, gente da vida real - e a si próprio, com sua pele morena. Essas figuras vulgares eram retratadas ao lado de naturezas-mortas ofuscantes. Segundo a crença de Caravaggio, pintar flores era tão difícil quanto pintar uma figura. Com razão ele é considerado mestre do chiaroscuro, criador da ênfase e do alívio mediante contrastes de luz e sombra. Isto faz parte de sua herança milanesa, pois Leonardo da Vinci vivera e trabalhara naquela cidade um século antes: Caravaggio teria estudado seu retábulo da Virgem das Rochas, hoje ma National Gallery. Mas enquanto Da Vinci tentava atenuar as transições, os contrastes de cor e luz de Caravaggio são agressivamente marcados, quase heráldicos na clareza e frontalidade geométrica, destacados contra fundos escuros sem céu. O ousado imediatismo das pinturas de Caravaggio deve muito ao seu método de retratar direta e rapidamente o modelo vivo, sem fazer esboços. Ele traçava as linhas principais sobre fundos pintados em ores escuras. Para as composições com várias figuras, é possível que tenha criado quadros vivos em ambiente sem luz natural, usando lâmpadas (como foi recriado no filme Caravaggio, de Derek Jarman, e em o Poder da Arte, de Simon Schama). O site da National Gallery informa que a técnica de Caravaggio "era tão espontânea quanto o seu temperamento". Mas pouco é deixado ao acaso ou ao impulso. Não estamos diante de instantâneos. A maioria dosgestos e poses é lenta e ritualística e não instintiva ou imediata.
A arte de Caravaggio pode ser mais entendida como uma representação do "momento maquiavélico". Ele viveu numa época em que o termo maquiavélico entrava no uso comum muitas vezes no sentido de abuso. A intensidade regular ( e, até certo ponto, monótona) da obra de Caravaggio decorre de estar ele tão interessado na história política e natural da religião quanto na hitória espiritual. Seu David é narcisista, oportunista e realista antes de ser profeta e futuro autor dos Salmos Penitentes.





The Cardsharps
c. 1596
Oil on canvas, 90 x 112 cm
Kimbell Art Museum, Forth Worth


St. John the Baptist (Youth with Ram)
c. 1600
Oil on canvas, 129 x 94 cm
Pinacoteca Capitolina, Rome


The Lute Player
c. 1600
Oil on canvas, 100 x 126,5 cm
Metropolitan Museum of Art, New York (on loan)


Sleeping Cupid
1608
Oil on canvas, 75 x 105 cm
Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florence


David
1606-07
Oil on wood, 90,5 x 116 cm
Kunsthistorisches Museum, Vienna


The Entombment
1602-03
Oil on canvas, 300 x 203 cm
Pinacoteca, Vatican


Amor Victorious
1602-03
Oil on canvas, 156 x 113 cm
Staatliche Museen, Berlin


David
1600
Oil on canvas, 110 x 91 cm
Museo del Prado, Madrid


Narcissus
1598-99
Oil on canvas, 110 x 92 cm
Galleria Nazionale d'Arte Antica, Rome


Judith Beheading Holofernes
c. 1598
Oil on canvas, 145 x 195 cm
Galleria Nazionale d'Arte Antica, Rome


Rest on Flight to Egypt
1596-97
Oil on canvas, 133,5 x 166,5 cm
Galleria Doria-Pamphili, Rome


Basket of Fruit
c. 1597
Oil on canvas, 31 x 47 cm
Pinacoteca Ambrosiana, Milan