mais uma tela
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Marie Laurencin
Com Marie inicio minhas postagens dos artistas que tive oportunidade de conhecer na exposição alusiva ao ano da França no Brasil.




.jpg)

Com Marie inicio minhas postagens dos artistas que tive oportunidade de conhecer na exposição alusiva ao ano da França no Brasil.

Foto: Wikipédia
Marie, em 1949
Marie, nasceu em Paris, em outubro de 1883 e faleceu em 1956. Foi pintora e gravurista e nos primeiros anosdo século XX ocupou papel importante dentro da vanguarda francesa. É lembrada como a única mulher cubista mas apesar de ter sofrido influência de Pablo Picasso e Georges Braque, ela desenvolveu uma visão muito própria, concentrando-se na representação feminina tanto na pintura , como no desenho e nas impressões.
A tela que estava na exposição - Guitarrista e duas figuras femininas - feito em 1934, não encontrei para mostrá-la aqui. No entanto o que segue, dá para comprovar que o tema favorito de Marie Laurenin era o mundo feminino.



.jpg)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Um último adendo à exposição ARTE NA FRANÇA 1860-1960


Portrait of Juliette Courbet as a Sleeping Child
1841; Graphite on paper; Musee d'Orsay
Num dos tantos painéis que dividiam os ambientes da exposição no MARGS, havia o seguinte texto de Gustave Coubert, pintor francês, (nascido em 1819 e falecido em 1877) sobre o REALISMO, escola a qual pertenceu e que foi um dos temas da exposição.
"Estudei, sem qualquer espírito sistemático ou preconceito, a arte dos antigos e a arte dos modernos. Não quis imitar aqueles, nem copiar estes: meu pensamento tampouco foi o de pôr em prática o princípio ocioso da arte pela arte. Não! Eu quis simplesmente buscar, no conhecimento da tradição o sentimento racional e intuitivo da minha própria individualidade. Saber para poder - este foi meu pensamento.
Ser capaz de traduzir os costumes, as idéias, a cara do meu tempo, conforme minha opinião e meu modo de ver; ser não apenas um pintor, mas também um homem, em suma, fazer uma arte viva, este é meu objetivo".
Gustave Coubert
(1855)
Além deste texto de Coubert, gostaria de mencionar alguns pintores (não necessáriamente da escola Realista) que eu desconhecia completamente e cujas telas me agradaram. Vou tentar encontrar alguma coisa a respeito deles e postar aqui mais adiante. Entre eles estão:
Pierre Tal Coat, Alfred Courmes, Marie Laurencin, Bernard Buffet, Jean-Gabriel Domergue e René Ic.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
A tela de Matisse que eu amei de paixão
.jpg)
.jpg)
com moldura e tudo. Clicada na Pinacoteca de Sampa, por São Paulo Fotothing Member
Assinar:
Postagens (Atom)