John William Waterhouse - 1849/1917
De Shakespeare (1564/1616), da peça Hamlet, escrita por volta de 1600/1602, a personagem Ophelia teve de Waterhouse várias versões:
Waterhouse, que nasceu na Itália, de pais ingleses, é um dos pintores que fazem parte do grupo chamado de Pré-Rafaelistas. Este grupo, organizado nos moldes de uma confraria, surgiu na Inglaterra, por volta de 1848, como uma reação à arte acadêmica inglesa, que seguia o modelo dos artistas clássicos do Renascimento. Ao se autodenominarem de Pré-Rafaelistas, queriam deixar claro que se inspiravam na arte dos pintores anteriores a Rafael (1483/1520) pintor do Renascimento italiano que influenciou a Academia inglesa e que, conseqüentemente era criticado por eles.
O grupo, apesar de reunido em prol do mesmo objetivo, não era homogêneo nas suas produções. Alguns dedicaram-se a temas e problemas da sociedade, utilizando-se de representações realistas e, outros vão se ligar a temas medievais inspirados em Dante (Divina Comédia), em lendas (como a do Rei Arthur), cenas religiosas, na literatura e na mitologia.
Independente do tema tratado há uma preocupação com a beleza poética, com a representação além da realidade visível: trabalham com a matéria da alma e a espiritualidade. Harmonia e equilíbrio entre os elementos que compõem o quadro. Resultado disto serão imagens ornamentais, cheias de pormenores e detalhes, cores luminosas que dão sensibilidade estética às pinturas onde o romance e o erotismo, unidos a uma certa inocência, têm lugar de destaque.
Waterhouse pintou um grande número de personagens da literatura e da mitologia como veremos a seguir. Segundo seu biógrafo Anthony Hobson, a pintura de lendas e mistérios estava profundamente enraizada na imaginação de Waterhouse e davam a ele o exato senso de composição dos seus trabalhos.
Liverpool foi a cidade que concentrou o maior número de exposições de Waterhouse
O grupo, apesar de reunido em prol do mesmo objetivo, não era homogêneo nas suas produções. Alguns dedicaram-se a temas e problemas da sociedade, utilizando-se de representações realistas e, outros vão se ligar a temas medievais inspirados em Dante (Divina Comédia), em lendas (como a do Rei Arthur), cenas religiosas, na literatura e na mitologia.
Independente do tema tratado há uma preocupação com a beleza poética, com a representação além da realidade visível: trabalham com a matéria da alma e a espiritualidade. Harmonia e equilíbrio entre os elementos que compõem o quadro. Resultado disto serão imagens ornamentais, cheias de pormenores e detalhes, cores luminosas que dão sensibilidade estética às pinturas onde o romance e o erotismo, unidos a uma certa inocência, têm lugar de destaque.
Waterhouse pintou um grande número de personagens da literatura e da mitologia como veremos a seguir. Segundo seu biógrafo Anthony Hobson, a pintura de lendas e mistérios estava profundamente enraizada na imaginação de Waterhouse e davam a ele o exato senso de composição dos seus trabalhos.
Liverpool foi a cidade que concentrou o maior número de exposições de Waterhouse
De Boccaccio, da peça Decameron (1611) a tela Enchanted Garden
Retrata a lenda de um grupo de jovens que, fugindo da praga ocorrida em Florença no séc. 14, isolam-se no interior do país por dez dias. A cada dia um dos membros do grupo é escolhido como rei ou rainha, obtendo, assim, autoridade sobre o grupo com a incumbência paralela de relatar uma história ao grupo.
Esta tela ilustra o grupo de jovens contando suas histórias
De Shakespeare (1564/1616), da peça Hamlet, escrita por volta de 1600/1602, a personagem Ophelia teve de Waterhouse várias versões:
1894
1910
1910
Ainda de Shakespeare, da peça Medida por Medida, escrita em 1604, a personagem Mariana
1897
Flora - 1890
Flora2 - 1890
Circe offering the cup to Ulysses - 1891
Circe Invidiosa - 1892
Ulysses and the sirens - 1891
Pandora - 1896
Hylas and the Nynphs 1896
Ariadne - 1898
The awakening of Adonis - 1900
Nymphs finding the head of Orpheus - 1900
Mermaid - 1901
Echos and Narcissus - 1903
Psyche opening the golden box - 1903
Psyche entering the Cupid´s garden - 1904
The Danaides - 1904
Jason and Medea - 1907
Apolo and Daphne - 1908
Thisbe - 1909
Vanity - 1910
Penelope and the Suitors - 1912
Narcissus - 1912
Sugiro ainda irem ao YouTube, coloquem "waterhouse" no search e deliciem-se.
Tem muita coisa bonita por lá!
E como um site muuuito especial sobre as criações de Waterhouse, recomendo este o site oficial sobre o pintor.
Da peça, Tempest, considerada a última de Shakespeare, a personagem Miranda
Na Mitologia, Waterhouse deitou e rolou.
Pintou centenas de telas retratando cenas dos personagens mitológicos.
Pintou centenas de telas retratando cenas dos personagens mitológicos.
Flora - 1890
Flora2 - 1890
Circe offering the cup to Ulysses - 1891
Circe Invidiosa - 1892
Ulysses and the sirens - 1891
Pandora - 1896
Hylas and the Nynphs 1896
Ariadne - 1898
The awakening of Adonis - 1900
Nymphs finding the head of Orpheus - 1900
Mermaid - 1901
Echos and Narcissus - 1903
Psyche opening the golden box - 1903
Psyche entering the Cupid´s garden - 1904
The Danaides - 1904
Jason and Medea - 1907
Apolo and Daphne - 1908
Thisbe - 1909
Vanity - 1910
Penelope and the Suitors - 1912
Narcissus - 1912
Lady Shallot - 1888
baseado no poema de Tenyson
In the stormy east-wind straining,
The pale yellow woods were waning,
The broad stream in its banks complaining,
Heavily the low sky raining
Over tower'd Camelot;
Down she came and found a boat
Beneath a willow left afloat,
And round and round the prow she wrote
The Lady of Shalott.
And down the river's dim expanse
Like some bold seer in a trance,
Seeing all his own mischance —
With a glassy countenance
Did she look to Camelot.
At the closing of the day
She loosed the chain, and down she lay;
The broad stream bore her far away,
The Lady of Shalott.
The Lady of Shallot looking at Lancelot - 1894
The Crystal ball - 1902
The sorceress - 1911
baseado no poema de Tenyson
In the stormy east-wind straining,
The pale yellow woods were waning,
The broad stream in its banks complaining,
Heavily the low sky raining
Over tower'd Camelot;
Down she came and found a boat
Beneath a willow left afloat,
And round and round the prow she wrote
The Lady of Shalott.
And down the river's dim expanse
Like some bold seer in a trance,
Seeing all his own mischance —
With a glassy countenance
Did she look to Camelot.
At the closing of the day
She loosed the chain, and down she lay;
The broad stream bore her far away,
The Lady of Shalott.
The Lady of Shallot looking at Lancelot - 1894
The Crystal ball - 1902
The sorceress - 1911
"I am half-sick of the shadow", said Lady Shallot - 1915
Waterhouse também pintou cenas e personagens que não tratavam exatamente de mitologia e/ou lendas, como algumas que seguem:
An eastern reminiscence - 1874
An italian produce shop - 1877
Dolce far niente - 1879
Cleopatra - 1888
A roman offering - 1890
Study for the Lady Clare - 1900
My sweet rose - 1903
An eastern reminiscence - 1874
An italian produce shop - 1877
Dolce far niente - 1879
Cleopatra - 1888
A roman offering - 1890
Study for the Lady Clare - 1900
My sweet rose - 1903
The bouquet - 1908
Gather ye rosebuds - 1908 que teve outra versão:
1909 baseado no poema de Robert Herrick:
1909 baseado no poema de Robert Herrick:
Gather ye rosebuds while ye may
Old time is still a-flying;
And the same flower that smiles today
Tomorrow will be dying.
Sugiro ainda irem ao YouTube, coloquem "waterhouse" no search e deliciem-se.
Tem muita coisa bonita por lá!
E como um site muuuito especial sobre as criações de Waterhouse, recomendo este o site oficial sobre o pintor.
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