terça-feira, 10 de novembro de 2009

NICOLAS POUSSIN

Auto-retrato (1650)
Museu do Louvre

Continuando o tema da postagem anterior, sobre a coluna de Daniel Piza, resolvi pesquisar a respeito do pintor que é mencionado por ele. Trata-se do autor da tela pertencente ao acervo do MASP, adquirido na década de 1950 e que recentemente voltou a ser exposto após uma meticulosa restauração - Nicolas Poussin - pintor francês (1594 - Normandia/França-1665- Roma),


Hymeneus Travestido Assistindo uma Dança em Honra a Príapo.
(1632-34)


Desta forma, ao invés de simplesmente transcrever o pensamento do jornalista, passo adiante as informações "por detrás" do seu comentário: sobre a tela, sobre o autor e quem sabe ainda alguma coisa sobre os personagens mitológicos Hymeneus e Priapo.
Os comentários de Piza à respeito da "maneira pós-moderna" de VER OLHAR ENXERGAR talvez fiquem proteladas para uma próxima postagem.

Well... Nicolas Poussin foi um dos principais pintores clássicos do período Barroco e, apesar de ser francês foi em Roma que passou a maior parte de sua vida. Lá chegou, aos 18 anos de vida, com a intenção de se dedicar à pintura. No entanto, em Roma Poussin abandonou a pintura em grande escala, pela qual se interessava cada vez menos, talvez fruto de seu insucesso em Paris onde exerceu sem destaque esse tipo de trabalho. Começou a produzir para um pequeno e modesto mercado de patronos, que apesar de pouco abastados, possuiam o discernimento suficiente para motivar o pintor.

Dali em diante mudou bruscamente de estilo, passando a pintar cenas classicas e mitológicas, onde dava relevo aos "temas arcadianos" ou seja, ligados à bucólica e lendária região grega da Arcádia, usando frequentemente o fausto e a abundância nas suas obras como exemplificam as séries Bacanais que pintou para o Cardeal Richelieu, onde existe uma clara influência de Tiziano ( um dos principais representantes venezianos no Renascimento e considerado por seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas") e Rafael Sanzio, representante florentino no Renascimento.

Quem estiver interessado em ver outras telas de Poussin, clique AQUI

Bem, agora estão faltando Hymeneus e Príapo
quem são eles??

Hymeneus era o deus grego do casamento, filho de Apolo e Afrodite. Também chamado de Hymenaeus ou Hymenaios. Supunham os gregos que ele deveria comparecer a todos casamentos. Caso não estivesse presente o casamento resultaria em fracasso.

Príapo , o deus grego da fertilidade, filho de Dionisio e Afrodite.



2 comentários:

Ricardo Kersting disse...

Oi Liz..

Fantástico o teu comentário..Confesso que tive algumas dúvidas com relação ao artigo do jornalista sobre Rodin..Me pareceu tangencial e nem um pouco afeito à escultura, o que é bastante comum na imprensa dita especializada.
Nicolas Poussin é intrigante, pelo menos para mim. Lendo o teu artigo com atenção percebi que o pintor é influenciado por duas escolas poderosas e o resultado fica evidente principalmente no autoretrato..Além da escola italiana vejo traços fortes da escola holandesa, talvez até por uma razão geográfica, mas deixaste claro que ele viveu na Itália praticamente a vida inteira. Posso estar enganado, mas é o meu sentimento.
Parabéns pela crítica, está excelente..
Abração.

Paty disse...

Oi! Obrigada por visitar e comentar no meu blog.
Adorei os seus blogs, parabéns. Gosto muito de arte também, nas horas (muito) vagas tento pintar alguma coisa. Tenho um outro blog onde também gosto de postar coisas relativas às artes e à beleza, agora estou postando sobre perfumes e em outubro postei sobre a minha viagem à França http://moradadevenus.blogspot.com/
se quiser visitar fique à vontade!

vou te seguir, bjs
Paty