domingo, 17 de agosto de 2008

Outro filme para os amantes da arte



'Sombras de Goya' retrata época marcada pela Inquisição


Goya, interpretado pelo sueco Stellan Skarsgard (de Piratas do Caribe), aparece no filme como um angustiado observador que, protegido por seu status de artista preferido da monarquia, escapará de ser vítima direta dos inquisidores. Mas não terá poder de impedir seus abusos contra alguns de seus amigos.

Escrito a quatro mãos por Milos Forman e pelo consagrado roteirista francês Jean-Claude Carrière, o roteiro parte do momento em que Goya convida a posar para ele a jovem Inês Bilbatua (Natalie Portman), filha de um rico comerciante local. Fiel à beleza de sua modelo, seu retrato torna-se rapidamente uma das maiores atrações do ateliê do pintor.

Para sua desgraça, Inês atraiu também a atenção dos inquisidores. Ao vê-la recusar um prato de carne de porco, numa noite em que saíra com seus irmãos, espiões da Igreja a denunciam por "judaísmo" e ela é convocada para um interrogatório.

Na sede da Inquisição, o clima é sempre mais favorável a uma condenação, não só para Inês, como para todos que têm a infelicidade de se tornarem seus alvos.

Submetida à tortura, a jovem conhece o horror e a solidão, sem que sua família possa fazer nada a respeito. O fundamentalismo cristão dava as cartas naquela sombria Espanha dos reis Carlos IV (Randy Quaid) e Maria Luisa (Blanca Portillo, de Volver).

Há uma última esperança para Inês e ela está nas mãos do padre Lorenzo (Javier Bardem). Apesar de não chefiar a Inquisição, ele é um conselheiro suficientemente hábil para influenciar suas decisões. Ao visitar Inês em seu calabouço, porém, Lorenzo é dominado por suas próprias tentações.

Enquanto isso, o sensível Goya nada mais pode fazer do que traduzir em suas telas estes e outros horrores de seu tempo. O principal deles é a invasão das tropas francesas, que abalará a Inquisição mas também dizimará a Espanha.

É sempre bem-vindo observar como o veterano Forman, de 75 anos, realiza um filme assim vigoroso. O diretor de O Mundo de Andy (1999), colecionador de Oscar em Um Estranho no Ninho (1975) e Amadeus (84) não perdeu o jeito, nem a energia.

texto extraído do "Estadão


Curiosidades sobre o filme:

- Milos Forman escalou Natalie Portman após saber que ela gostava da garota na pintura "Milkmaid of Bordeaux", de Goya.

- Quando questionado do porquê de um filme sobre Goya, uma personalidade tão característica da Espanha, ser falado em inglês, o diretor Milos Forman simplesmente respondeu que não sabia falar espanhol.

- e esta é minha: quando fui procurar o filme numa locadora do bairro, a menina que me atendeu me olhou com cara de espanto, como se eu estivesse procurando um ET. Não soube nem digitar corretamente o nome "goya" na sua pesquisa. Céus!!!! A mediocridade grassa!!!


3 comentários:

Moacy Cirne disse...

Puxa vida, terceiro blogue seu a visitar: como você, gosto muito de arte. Aliás, o filme em questão muito me agradou - e o cinema é uma das minhas paixões, assim co mo a poesia, a música e os quadrinhos. Parabéns pelos três blogues. Um abraço.

Moacy Cirne disse...

Grato, pela ligação do seu blogue com o Poema/Processo. Valeu! Um beijo.

Anônimo disse...

Meu filho ainda me RECOMENDOU este filme dias artás. Fiquei de procurar para assistir! Foi bom ler aqui e me relembrar!