quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Jean-Gabriel Domergue

É outro dos pintores que tive oportunidade de conhecer na exposição alusiva ao ANO DA FRANÇA NO BRASIL.

Domergue nasceu em 4 de março de 1889 em Bordeaux, na França e faleceu em 1962 em Paris. Filho de um novelista e crítico de arte, desde cedo mostrou-se precoce com relação a sua habilidade artística. Aos 14 anos, a pedido de uma amiga de sua mãe, desenha seu retrato. Foi seu primeiro trabalho sob encomenda. Conviveu com Toulouse Lautrec e frequenta seu atelier e através dele conhece o Moulin Rouge e suas dançarinas. Seu atelier ficava próximo ao de Edgar Degas, que ao conhecer Jean-Gabriel não lhe deu uma recepção muito calorosa. Mas tornaram-se amigos e Degas passou a ensinar seus segredos de como pintar. Um episódio ficou na memória de Domergue por muito tempo: Querendo fazer Jean-Gabriel aprender a"olhar" e a "ver" fê-lo pintar e repintar uma porta mais de 20 vezes.
Começou sua obra pintando paisagens mas posteriormente dedicou-se a pintar nús e semi-nús apresentando a mulher como um ar tanto coquete, sofisticada e com transparências. Ombros a vista, pescoço longo e elegantíssima.
Durante a Belle Epoque muitos pintores fizeram da parisiense seu tema preferido e não foi diferente com Jean-Gaabriel Domergue. Ele pinta, cria moda e põe seu amor à mulher a serviço de seu talento.
Segundo ele mesmo afirmou, foi o "inventor" das famosas pin-ups. Dizia que sua primeira pin-up data de 1912 e com ele nasce um novo tipo de mulher e durante 40 anos ele será o inspirador e mágico de grandes festivais como o "Tout Paris". Será o grande retratista da aristocracia francesa e estrangeira e das mulheres desse mundo.




Josephine Baker (1928)


Les danseuses de French Can Can



French Can Can (1932)










2 comentários:

Ricardo Kersting disse...

Oi Liz

Interessante esse artista hein? Diria que os modelos que se seguiram nas décadas posteriores estavam todos antecipados em suas telas...

Acabei não indo no museu...por outro lado, usei muito bem o teu blog, praticamente estive dentro da exposição..
Abração e muito obrigado por todas as postagens sobre o assunto..Maravilhosas.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!